Você está em
Notícias

Polícia e Vigilância Sanitária orientam população para prevenção ao COVID; multas são aplicadas

 

Polícia Militar, Polícia Civil e Vigilância sanitária de Bom Jesus do Sul tem trabalhado em conjunto na fiscalização das novas regras do decreto municipal com regras mais rígidas para o descumprimento das recomendações dos órgãos de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus.

De acordo com o apurado pela nossa equipe de reportagem, os profissionais de saúde e segurança tem trabalhado na orientação da população, mas, no entanto, no sábado multas foram aplicadas por descumprimento das normas no município.

Segundo informações da equipe, a situação está sobre controle em território bonjesuense.

Uma das principais novidades a partir de agora é a restrição de horários para circulação de pessoas das 21h até 05h do dia seguinte. O novo decreto passa a vigorar a partir deste sábado (27), e deve se estender até 11 de julho em Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira. No horário em que a circulação é permitida, fica também proibida a aglomeração de pessoas nas vias públicas, praças, pátios e calçadas em frente a bares, restaurantes e similares.

Os serviços de alimentação, como hamburguerias, restaurantes, pizzarias e similares, poderão servir alimentação no local somente até às 21 horas, podendo realizar serviço de tele-entrega (delivery) até às 23 horas.

Obrigatório uso de máscara

Enquanto perdurar a pandemia da COVID-19, fica obrigatório o uso de máscara de proteção facial:

I - nos espaços de acesso aberto ao público, incluídos os bens de uso comum da população, como vias públicas, praças e parques;

II - no interior de:

a) estabelecimentos comerciais, por proprietários, consumidores, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores;

b) em repartições públicas estaduais, federais e municipais, pela população, por agentes públicos, prestadores de serviço e particulares.

Valor da multa em Dionísio Cerqueira

Restrições

Não estão sujeitos à limitação de horário de funcionamento previsto no decreto os seguintes estabelecimentos e serviços:

I - Hospital e consultórios ou clínicas médicas;

II - Farmácias e laboratórios;

III - Funerárias;

IV - Serviços de Segurança Pública ou Privada;

V - Serviço de taxi;

VI - Transporte de cargas;

VII - Postos de Combustíveis, com exceção das lojas de conveniência;

VIII - Órgãos e serviços de imprensa.

Valor da multa em Dionísio Cerqueira:

Valor da multa em Barracão:

Valor da multa em Dionísio Cerqueira:

Fiscalização

A fiscalização das novas regras ficará a cargo das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica Municipais, da Fiscalização Tributária Municipal, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Exército.

Fica autorizada a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e o Exército a coletar e repassar informações ao Município de Dionísio Cerqueira acerca das infrações a que se refere o presente Decreto, independentemente da presença de agente municipal das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica ou da Fiscalização Tributária, no momento da abordagem. Fica autorizada a Polícia Militar a efetuar o encerramento de qualquer atividade que esteja em desacordo com as disposições do novo Decreto.

Os três municípios brasileiros do consórcio, já contabilizam 23 casos de CODID-19 com duas vítimas fatais. Autoridades tem se preocupado com o relaxamento dos cuidados contra o vírus, ignorado por muitos cidadãos.

MAIS NOTÍCIAS