Você está em
Notícias

Município realiza Conferência da Segurança alimentar e nutricional

Na manhã desta sexta-feira (07), a administração municipal de Bom Jesus do Sul realizou a 3ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, no Centro de Convivência, com a participação de servidores públicos, agricultores e a comunidade, além do prefeito Cezar Bueno, secretários municipais e vereadores.

Com o tema "Comida na cidade e no campo", a conferência buscou discutir a qualidade, a quantidade e a origem do alimento consumido nas escolas, creche e entidades.

Em sua fala, o prefeito comentou sobre a necessidade de mudanças na legislação para viabilizar a compra do produto local. "Nós precisamos fazer uma reflexão e viabilizar a aquisição por meio do produtor, pois hoje não é permitido adquirir o leite produzido no interior, porque é preciso industrializar, mas a criança consome esse leite fervido em casa, assim como os ovos de galinha, que não podem ser adquiridos, mas são consumidos em casa, então precisamos conhecer a origem dos alimentos, mas sem dificultar a compra dos produtos locais", avaliou.

Durante a Conferência também é discutida a merenda escolar, que prevê na legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar, a compra de pelo menos 30% dos alimentos oriundos da agricultura familiar. Em Bom Jesus, a aquisição de alimentos da agricultura familiar soma 100% deste recurso. "Hoje temos 30 produtores que entregam semanalmente para as nossas entidades, que é uma garantia de renda para eles".

Para o secretário de Agricultura, Celso Dias, os programas de alimentos ajudam a manter o agricultor no campo. "Incentivamos que os produtores trabalhem também a olericultura e a horticultura, com produtos de qualidade, que garantam uma renda mensal, e que viabilize a permanência no campo. Por isso trabalhamos a organização, a capacitação e melhorias na propriedade, para as famílias no campo, que preza pela qualidade do alimento".

Após a discussão na Conferência, os assuntos debatidos são levados à Conferência Estadual em agosto e então à Conferência Nacional, para que se tornem políticas públicas.

 

Galeria de fotos...

MAIS NOTÍCIAS