Você está em
COVID-19

EDUCAÇÃO ENFRENTAMENTO AO COVID-19

  • INFORMAÇÕES SOBRE AÇÕES DE APOIO A SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO:

O Departamento Municipal de Educação, em ação conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, conta com profissionais na área de psicologia, para atendimento dos profissionais de educação que possam vir apresentar necessidade de tal atendimento. Reforçamos ainda que os profissionais da área de educação no momento encontram-se desenvolvendo atividades para atendimento dos alunos de forma não presencial, tomando todas as medidas de cuidado, seguindo as orientações da Secretaria Municipal de Saúde. Tendo assim a possibilidades de acompanhamento diário das condições de saúde de nossos profissionais.

 

  • CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO:

No momento o município não possui concurso público em andamento na área de educação, e não realizou nenhuma contratação temporária em decorrência do Covid-19. Também não houve convocação extraordinária e alteração na jornada de trabalho. Até o presente momento três profissionais vinculados a essa secretaria foram afastados por 14 dias, para monitoramento dos profissionais da área da saúde. Sendo que todos, após cumprirem com o protocolo determinado pelo equipe de saúde, forma liberados e estão cumprindo com sua função no trabalho normalmente.

 

  • CONVÊNIOS, PARCERIAS E CONTRATAÇÃO:

O Departamento Municipal de Educação, não realizou nenhuma forma de convênio relacionado ao combate do Covid19, também não houve contratações e nem alterações contratuais neste período. O Município está atendendo os alunos de forma não presencial, mantendo a mesma equipe de trabalho de antes da paralização em razão da pandemia. Desta forma está conseguindo cumprir todas as orientações e protocolos sanitários.

 

  • MUDANÇA NA FORMA DE CONTRATAÇÃO E SUSPENSÃO DE CONTRATOS:

O município, não realizou mudanças na forma de contratos relacionados a área da educação, apenas foram suspensos contratos de prestação de serviços. Esses pagamentos eram realizados por horas de serviços prestada. Neste momento de pandemia as empresas não estão prestando serviços, assim sendo não há pagamentos a serem executados.

 

  • ARTICULAÇÃO ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DEMAIS SECRETARIAS DA AREA DE ADMINISTRAÇÃO:

Neste momento de dificuldade é importante manter e ampliar a rede de discussão com demais secretarias, principalmente da área financeira. Constantemente estamos discutindo a queda na arrecadação e possíveis impactos econômicos para o município. Percebe-se uma grande queda nos recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), atualmente todo o recurso recebido pelo município através deste fundo, não tem sido o suficiente para o pagamento dos professores efetivos no quadro do magistério.

  • ALIMENTAÇÃO ESCOLAR:

Quanta a alimentação escolar, o Departamento Municipal de Educação utilizou recursos do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), para distribuição de forma a vir complementar a alimentação de algumas famílias do município. Os critérios de seleção seguidos para a distribuição refere-se as famílias pertencentes ao Programa Federal Bolsa Família. Reforçamos que o município não apresentou aumento de demanda, quanto a necessidade de distribuição de alimentação, sendo constantemente monitorado essa situação através de ação conjunta dos departamentos municipais e conselhos sociais.

 

  • ESTRATÉGIAS PARA A ENTREGA DE CONTEÚDOS ALUNOS:

O município de Bom Jesus do Sul considerando as implicações no desenvolvimento do ano letivo de 2020, e visando a garantia do cumprimento do período letivo como direito dos estudantes atende de forma remota todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino, seguindo as orientações, instruções normativas e deliberações estabelecidas pelo Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão-PR e também do estado do Paraná. As instituições de ensino do município utilizam-se de estratégias para que 100% dos alunos tenham o direito ao ensino e aprendizagem neste momento de pandemia em virtude do COVID-19. Semanalmente são realizadas entregas de materiais impressos para todos os alunos, sendo que os alunos que residem na cidade os pais retiram as atividades na escola e no interior. Cinco equipes realizam a entrega nas residências das famílias. Destaca-se que durante as entregas todas as medidas preventivas de saúde são tomadas. Outra ferramenta utilizada são vídeos explicativos das atividades que são enviados semanalmente via grupo de aplicativo whatsapp e atendimento de forma remota diante das dúvidas e questionamentos dos alunos.

 

  • ATIVIDADES NÃO PRESENCIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO:

Sabendo da importância do vínculo escolar mesmo que de forma remota as instituições municipais de ensino acompanham o desenvolvimento escolar dos alunos, salientando para as famílias a importância de manter a saúde mental e a rotina, o máximo possível, sem perder o ritmo escolar e o costume de estudar. Desta forma as explicações dos conteúdos são realizadas via aplicativo de whatsapp e também através de informativos escritos, orientando e explicando todos os conteúdos enviados para os alunos semanalmente. Após o retorno das atividades os professores realizam a correção, para posteriormente realizarem o planejamento dos próximos conteúdos, sanando as dificuldades encontradas e também para evolução no processo de ensino e aprendizagem. Após a correção faz-se a avaliação individual dos alunos, enviando-as semanalmente para os pais e/ou responsáveis tanto escrita ou por mensagem via aplicativo de whatsapp, pois esta interação entre família e escola é de extrema importância no desenvolvimento dos alunos. Caso os alunos não realizem as atividades a Instituição de Ensino entra em contato com os pais ou responsáveis falando sobre a importância dos mesmos realizarem as atividades, sendo estes casos bem esporádicos, pois nossas famílias tem a compreensão da importância da aprendizagem acontecer para o desenvolvimento de seus filhos, tornando desta forma uma parceria bem fortalecida entre as a escola e as famílias.

 

  • INTERAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO:

Nas instituições de ensino do município de Bom Jesus do Sul todos os profissionais estão trabalhando, então, todas as informações necessárias são repassados presencialmente tomando todas as medidas preventivas necessárias para o não contágio da Covid-19.O contato com os pais ou responsáveis dos alunos são realizados através de ligações, mensagens via whatsapp e redes sociais, e em caso de necessidade faz-se visita domiciliar com todos os cuidados necessários e repassados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e também pelo protocolo da saúde de nosso município.

 

  • CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO:

Os profissionais de educação estão sempre buscando novos aprendizados e aperfeiçoamentos através da formação continuada, e neste momento de pandemia não está sendo diferente, pois todos necessitam se reinventar e mudar a forma de fazer o aprendizado acontecer de forma remota. Abaixo estão alguns temas onde todo o corpo docente teve a oportunidade de participar nos meses de junho e julho de 2020:

- Múltiplos olhares na educação;

- Professor em foco: um olhar para o potencial criativo;

- O uso das tecnologias para o ensino remoto;

- O pedagógico em tempos de pandemia: possibilidades e desafios;

- O uso do livro didático integrado nas aulas remotas;

- Quanto tem aqui? O que podemos dizer sobre o número e a criança na educação infantil;

- Profissão professor: do planejamento à avaliação, os caminhos da formação docente;

- Como avaliar para avançar no processo de ensino e aprendizagem;

Elaboração de itens de avaliação tendo como referência a Taxomia de Bloom;

- O olhar reforça a palavra: revendo o letramento, a palavra o eu e o outro;

- Inclusão em tempos de distanciamento: aproximações possíveis;

- Empreendedorismo na Educação: Como desenvolver o protagonismo nos seus alunos;

- BNCC X Ensino de empreendedorismo;

- Empreendedorismo e Educação: Metodologias e Tecnologias;

- Inovação na educação.

 

  • AÇÃO INTERSETORIAIS DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS E SUAS FAMILIAS:

Procura-se manter o monitoramento dos educandos e suas respectivas famílias, além do acompanhamento realizado pelos professores semanalmente, através de entrega de atividades a todos os alunos e interação com as famílias através dos grupos de aplicativos de celulares, também mantem-se ações intersetoriais.  São realizadas discussões entre os departamentos municipais (Saúde, Educação, Assistência social) a fim de acompanhar a situação dos alunos e das famílias neste momento. Também realizam-se reuniões online com os conselhos municipais, onde seus membros discutem a realidade do município. Salientamos que apesar do momento de pandemia, as famílias e alunos do município não estão passando por extremas dificuldades.

 

 

  • PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E CONSELHOS ESCOLAR:

A comunidade escolar tem participação ativa nas decisões tomadas pela Escola Municipal e pelo Centro Municipal de Educação Infantil. Para a implantação do atendimento de forma não presencial dos alunos da Rede Municipal de Ensino, foi consultado o conselho escolar, que além de deliberar sobre o atendimento, ajudou a elaborar o formato que este atendimento aconteceria e as estratégias utilizadas para atender a todos os alunos da Rede Municipal.

 

  • PLANO DE AÇÃO PARA O RETORNO GRADUAL:

O Departamento Municipal de Educação ainda não formalizou um protocolo de retorno gradativo as aulas. O município não possui sistema próprio de ensino, assim sendo segue as orientações da Secretaria Estadual de Educação- SEED. Até o presente momento, a SEED não encaminhou orientação quanto ao protocolo de retorno as aulas presenciais.

 

  • AVALIAÇÃO DOS ALUNOS:

No formato de organização da Rede Municipal de Ensino, semanalmente são entregue atividades para todos os alunos da rede. Ao mesmo tempo da entrega são recolhidas as atividades da semana anterior. Desta forma, os professores tem condições de irem avaliando semanalmente os alunos. Sendo assim, também há possibilidade de rever o planejamento e até mesmo preparar atividades diferenciadas de acordo com o diagnóstico realizado através da avaliação das atividades.

 

  • ACOLHIMENTO AOS ALUNOS PARA MINIMIZAR EFEITOS PSICOLOGICOS:

O Município ainda aguarda as orientações da Secretaria Estadual de Educação, quanto ao retorno das aulas presenciais, para então elaborar um plano de retorno, com protocolo a ser seguido. Plano este que contemplará ações para minimizar possíveis efeitos psicológicos dos educandos. Também seguirá todas as normais e orientações da equipe de saúde, para garantir a segurança física e mental de todos os envolvidos.