Você está em
Notícias

Atividades de conscientização do Outubro Rosa são realizadas com sucesso

 

Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização da prevenção do câncer de mama realizada no mês de outubro. O nome foi criado por remeter à cor do laço rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama.  O movimento teve início em 1990 durante a primeira Corrida pela Cura em Nova Iorque.

Em 1997 entidades de outras cidades dos EUA começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença e o mês de outubro foi escolhido como marco para as ações. O seu objetivo é despertar a atenção da população para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.

No município de Bom Jesus do Sul, durante todo o mês de outubro foi desenvolvido um trabalho voltado especialmente para a saúde da mulher, no sentido de incentivá-las a cuidarem-se, fazendo os exames preventivos.

As atividades de conscientização foram desenvolvidas em todas as comunidades do município, coordenadas pela APS e através do envolvimento com as Equipes de ESF, NASF e Odontologia, em parceria com os Departamentos de Assistência Social, CRAS e Educação.

Dia D

Na manhã do dia 26 de outubro foi realizado, em parceria com o SICOOB e Instituto Santé, um encontro com as mulheres do município simbolizando o dia "D" da Campanha. Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Unidade Básica de Saúde, as mulheres participaram de palestra ministrada pela Psicóloga Wanessa Priscilla Barcella, que enfatizou a importância da Autoestima e do Autocuidado, bem como a importância da Saúde Mental para a manutenção da Saúde física e a prevenção de doenças.

Após a palestra as convidadas puderam participar de oficinas de beleza realizadas por cabeleireiras, manicures e maquiadoras voluntarias e pelas alunas das oficinas desenvolvidas pelo CRAS e Assistência Social, onde receberam cuidados de beleza e estética e massagens relaxantes.

Clarice Dill Pretto, Coordenadora do Departamento de Saúde do município, ao falar do evento reforça que "estamos unindo forças para fortalecermos a conscientização". Ressaltou ainda que o Departamento tem como um dos grandes focos a prevenção, trabalhando, durante todo o ano, a conscientização, para os exames preventivos, o autocuidado e a autoestima.

Clarice enalteceu ainda o empenho de toda a equipe de saúde, tanto na organização das atividades, quanto na prestação dos serviços ofertados. "Nossa equipe trabalha unida, e isso faz a diferença quando se trata de saúde pública", concluiu.

Confira as fotos...

MAIS NOTÍCIAS